theFirstChoice

It was not my First choice, this is the reason for the name. The Second choice was for fun, the First is for dreams, everything is made up, everything but the truth... As a story in my head... The beginning is today and the end, only She knows...

segunda-feira, março 24, 2008

Lapso!!!

Lapso já corrigido! Obrigada Martins, 'tavas atento!!! Mas tenho de concordar convosco... gostava de ter mais tempo.. Não só para ler mais, mas também para depois de ler poder assimilar todas a informação que de um livro se pode tirar.
Quanto aos resumos, pode ser, mas acho que toda as pessoas devem ler os seus próprios livros, posso é dizer de que tratam,ou como diz a Falsa ler a sinopse e fazer um resumo ;).
Como podem imaginar já comecei e acabei novos livros.
Já acabei de ler "A Revoada" de Gabriel Garcia Márquez (livro acerca de um enterro de um médico, contado por um neto, uma mãe e um avô, para autenticar a minha leitura, posso dizer que o melhor amigo do neto se chama Abraham - não está na sinopse!).
Comecei "O livro da Selva" de Rudyard Kipling, este vai ser díficil de provar, já que toda a gente já deve ter ouvido falar de Máugli, mas talvez falando na foca branca chamada Cótique possa autenticar a minha leitura... Também já começado, tenho "O livro dos peixes de Gould"de Richard Flanagan, mas neste caso ainda só li o 1º capítulo, mas posso desde já dizer, que apesar do senhor ser australiano, fala da Senhora de Fátima!!!

quinta-feira, março 20, 2008

Livros... de novo!

Finalmente acabei aquele livro pequeno do Camus... Muito bom, de leitura leve e envolvente. Este senhor mereceu o Nobel!!!
Já comecei outro. "Ratos e Homens" de John Steinbeck (obrigada Mékita). Parece engraçado... Também é pequeno.
E como me vou ausentar durante uma pequena pausa, em que não sei se disponho de Internet (vou a Castelo Branco, passar a Páscoa com os papás), deixo-vos uma frase de Maquiavel do livro "O Principe", livro que comecei a ler, mas deixei para uma fase mais oportuna ;).
"Os Homens em geral, julgam mais com os olhos do que com as mãos, porque todos podem ver, enquanto poucos podem tocar. Todos vêem o que pareces, poucos têm o sentimento do que és!"

quarta-feira, março 19, 2008

Os trabalhos em que me meto!

Já vos disse que a minha disciplina de eleição pela negativa é Área Projecto? Lol! Fazer projectos com turmas de meninos de 8º ano através das TIC!! Até poderia ser estimulante, se não fosse a idade dos meninos. Bem, voltando às minhas turminhas:
Projecto 1 - Apresentação pública de uma música e dança elaboradas por eles.
Projecto 2 - Desfile de Moda representando trajes antigos.
Projecto 3 - Sessões de esclarecimento, com apresentação de filmes e entrega de panfletos educacionais (droga, violência, DST, sexualidade e alimentação).
Projecto 4 - Sessões de esclarecimento (ambiente, discriminação, sexualidade, violência na escola e Associação de Estudantes - implementação).
Pois, pois... o trabalho que isto não vai dar!!! Vai ser giro!

terça-feira, março 18, 2008

Tantos planos...

Todos os dias faço montes de planos, mas parece que nada bate certo, o tempo parece nunca chegar, e se tenho tempo nunca me apetece fazer nada! Tenho que começar a ser mais organizada e rígida! Apartir de agora quando tomo uma decisão é para manter até ao fim! Lol... Já sei que não consigo... Até pensava de mim, ser uma pessoa com uma personalidade forte e decidida, mas... A minha faceta preguiçosa parece mais forte.

Para as pessoas maldosas e invejosas

Pronto, afinal não entro em pausa na Quarta-feira à tarde! Contentes?? Tenho verificação de pautas na Quinta-feira de manhã! Isto não é justo, principalmente porque já estava mentalizada a descansar o dia todo de Quinta, se não fosse a colega de Inglês, lá faltava!... E ontem parece que estava em maré de mentir involutariamente, também não acabei "O Estrangeiro", ainda nem a metade cheguei... Ontem não tive tempo e hoje deixei-me dormir, tinha planeado acordar cedo e fazer montes de coisas... Lol! Acordei eram onze e meia! Foi almoçar, preparar-me e vir para a escola.

segunda-feira, março 17, 2008

Ultima reunião de hoje

Por hoje, está quase a acabar, amanhã há mais! Hoje foram as três turmas de nono ano, já só faltam as quatro de oitavo. Afinal, o dia até correu bem, fui almoçar a casa. Descansei... E as reuniões nem sequer estão a ser muito pesadas (também tenho o portátil).
Amanhã tenho mais duas à tarde, sim só à tarde (às três da tarde). E depois as ultimas duas na Quarta-feira de manhã e ...

O que leio e o que li...

Depois de um fim de semana a vegetar (não em frente ao computador, mas com livros na mão) e quase sem sair de casa, já acabei "A cor do Fogo". Foi uma maratona e só ontem durante a tarde li mais de 200 páginas. Um romance diferente... Sim, não um daqueles lamechas mas uma história acerca de feiticeiros e feiticeiras, mas para dizer a verdade a Senhora Nora Roberts não me convenceu a comprar o seu próximo romance. Um Harry Potter para adultos, envolvente e viciante, mas não é bem o meu estilo.
Já que acabei um agora comecei "O estrangeiro" de Albert Camus. Já li o prefácio (Jean-Paul Sartre)... mas este é pequeno, amanhã já devo estar a ler outro. Tenho de aproveitar esta semana de quase pausa. Com reuniões pelo meio, mas com tempo livre e acima de tudo livre de preocupações.

quinta-feira, março 13, 2008

O que leio...

Acabei ontem um livro, Mendigos e Altivos (obrigada Fortunata!) de Albert Cossery, devo confessar que não é muito o meu género, já que retrata uma sociedade que não conheço (e desde a mania dos autores sul-americanos, que agora descrições de sociedades ainda mais deprimentes do que aquela em que vivo não me seduzem). Mas ontem não consegui adormecer sem terminar a história, não que não fosse previsível, porque o foi, mas por isso mesmo. Para ver se o autor, teria o mesmo final que a minha imaginação. Passado no Egipto, onde uma sociedade "adoentada" e "contagiosa" passa com indiferença ao lado de um crime absolutamente inutil.
Pobreza vs Infelicidade! Tema central. Serão os pobres mais felizes? (Na minha opinião, sem dúvida que não! Já o disse e repito, gostaria de ser rica!!!)
Ainda ontem, resolvi começar um romance, Nora Roberts: A cor do fogo. Não conheço, será que vai valer a pena? Daqui a uns dias já se vê. Deve estar na moda, a Renatixa já recebeu 2 livros iguais desta autora (pena serem mesmo iguais!!) e o encadernamento é giro. Pela contra-capa parece um pouco lamechas, mas vêm aí as férias (perdão de novo, pausa lectiva!) e é preciso descontrair ;)

Simulação...

Não bastava estar um calor de morte, ainda tinha que me calhar esta "turminha"... Bem, foi assim: Estava prevista uma simulação de incêndio para esta semana (não é preciso adivinhar muito, parece que nesta escola são sempre no mesmo dia e à mesma hora), pronto, foi hoje, quinta-feira perto das 10:20 em diante. Desta vez, os meus "diabretes" (sim, estes são diabretes, não são muito maus e até são engraçados) até se portaram bem (pelo menos desta vez acertaram com a saída).
A "caminhada" até ao campo de jogos (ponto de encontro), correu bem (até parece que se fosse verdade, era assim que todos se comportavam!!). O problema veio depois!
Cerca de 15 minutos depois chegaram os bombeiros, estiveram mais 15 minutos pelo meio da escola. Enquanto a comunidade escolar continuava a apanhar sol (para um escaldão). Claro que os "piquenos" mas altos de tamanho e mesmo os pikenos também de tamanho desesperaram... e já não conseguiam estar quietos.
Conclusão: Quase uma hora de pé, com um sol de morte para ver os bombeiros deitarem água sob o telhado do pavilhão da escola. Boa ultima semana!! Tenho sede!

quarta-feira, março 12, 2008

Reunião...

Cá estou... de novo a discutir o sexo dos anjos... Frases como: o "Ministério está disponível para ajudar", "O avaliador terá tempo para dar aulas? Claro, dá tempo para tudo", "Agora vamos para as 4 folhas do Executivo, depois para as 4 folhas dos avaliadores, daqui a pouco já vamos ver as dos avaliados", "O que é que a pessoa se propõe a fazer para apoio do aluno?", "Objectivos acordados",...
São palavras que já não quero ouvir! Quero sair daqui! Tenho trabalho de casa para fazer!

Ultima semana de aulas...

Pois, Quarta-feira. Dia de ir para a Escola Primária! Estão piores que nunca! Já vos disse que a pior parte do dia, é quando tenho de ir na sala porque tenho de atravessar o pátio na altura do intervalo????
E hoje parece que afinaram as gargantas e mesmo fechada numa sala nos fundos ainda consigo ouvi-los e BEEEMMM...
Mas já só faltam 3 dias de aulas!
Lol!! E mais 3 dias de reuniões!! E então na Segunda é de manhã à noite! Afinal tenho 8 turmas!
E hoje para não variar tenho reunião!!! Yuuuppieee!!! Lá vou eu sair às tantas!!!

sexta-feira, março 07, 2008

Demasiado optimismo, leva a pensamentos obscuros...

O que leva uma pessoa a perder o controlo? Há pessoas que até nem têm muito controlo, são aquele tipo de pessoas que pensamos: "é melhor manter-me afastado". Mas o que faz com que pessoas calmas e racionais percam as estribeiras e cometam actos de pura loucura? Há coisas que não têm explicação, isto não me convence! Tudo tem uma explicação, umas melhores, outras piores o que quer dizer, umas melhor aceites que outras, mas no fundo uma explicação.
O que pode ser tão forte para que essas situações aconteçam? Ontem um miudo de aparência calma (9º) exaltou-se com um outro miudo, este de 5º ano e bateu-lhe! Mas não se limitou a dar-lhe um murro, ou um pontapé. Foi necessário tirarem-no à força de cima do pequeno porque ele não o largava.
Onde iremos parar? E que terá feito o miudo para merecer tamanha sova? Ou melhor haverá alguma coisa que o miudo pudesse ter feito para que merecesse isso?
E sem falar dos adultos, porque basta ouvir as notícias ultimamente, para nos apercebermos que esta sociedade está condenada: enganados, roubados, violados e até mortos.
O sonho de tentar construir uma sociedade melhor desvanece-se com o aumento do medo, qualquer dia os melhores são todos emigrantes...

Estou bem disposta!

É verdade! Parece impossível (sendo Sexta-feira, o pior dia da semana), mas é verdade! Deve ser do cheiro a férias (perdão interrupção lectiva, não quero ferir sentimentos alheios)...
E estou a precisar de pausa lectiva, sim, ou pensam que é fácil aturar os filhos dos outros? Se fosse, os pais quereriam passar mais tempo com eles em vez de os quererem na escola o dia todo.
Ontem, apesar dos precalços da tarde, as aulas correram bem, hoje também (ainda falta uma, mas)...

quinta-feira, março 06, 2008

Barcelona...

Ontem estive a rever fotos antigas (antigas não, tiradas à algum tempo) e relembrei alguns sítios onde fui e pessoas das quais a grande maioria tenho saudades de estar com elas.
Tantas fotos, ainda bem que estamos na era digital, se não as árvorezinhas não iam aguentar!!! Nem elas nem a minha algibeira. ;)
Bem, tudo isto para complementar um texto que escrevi à uns tempos: Nem sempre a vida corre como queremos...
No qual termino dizendo que se tivermos azar a vida é como um pêndulo monótono, mas se tivermos sorte a vida é como uma montanha russa cheia de aventura e emoções. E tudo isto para concluir que espero que as vossas vidas sejam montanhas russas de cortar a respiração e de acalmias apetecíveis. E para além disto que tenha vista sobre a cidade de Barcelona! (Claro que provavelmente eu morria de susto).

Manifestações...

Durante estes dias parece que não há descontentamento que não dê em manifestação. Quer sejam expontâneas quer sejam organizadas, elas andam por aí!
Cada pessoa diz o que lhe apetece, e todos temos opinião, e espantosamente até fazemos coisas que implicam movimento. Estou orgulhosa. Sim, porque deve ser mesmo grave para fazer com que os portugueses façam qualquer coisa.
Ou eles são muito maus ou muito bons! Claro que ingénua, como sou ainda dou o benefício da dúvida. Pode ser que eles sejam realmente muito bons! Mas que não sabem mandar, isso não sabem! Quando se manda, temos de pensar se a tarefa é exequível ou não e se os nossos subordinados têm capacidade para a realizar.
A minha ingenuidade acabou de passar! Eles são muito maus! Não têm capacidade de liderança! Prazos inadequados (esta a minha maior crítica), directrizes confusas e modelos inócuos. Ideias pobres e o pior defeito de todos: a incapacidade de admitir que erram!

quarta-feira, março 05, 2008

Mais uma reunião...

Mais uma voltinha, mais uma reunião. Já vos disse que estou a ficar um pouquinho farta de dar aulas?? Tema desta vez: Definição de metas!! (pela 3ª vez)...
Metas, avaliações, provas... Agora para além de eu ser do mais rasca que há na carreira (já que não faço parte dela), ainda tenho que realizar uma prova para ficar apta a dar aulas! LOL! Profissionalização? Não! Prova, para poder concorrer! Isto é cada coisa! Não basta eu ter de me chatear com estas cenas ainda me aborrecem a discutir o sexo dos anjos!
Ponto de discórdia: Cada professor, tem de definir metas para o sucesso escolar! Por exemplo: No início do ano é atribuído uma turma a um professor, este tem de definir qual a taxa de sucesso para essa turma, e como é óbvio, metas de sucesso são para subir ou na pior das hipóteses manter. Imaginemos que esse professor diz que em 30 alunos (sim, há turmas de 30 alunos!) vão reprovar 3 (90%). No ano seguinte a taxa de sucesso terá forçosamente de subir, ou seja aumentaremos para 91% (ou mais, não interessa... desde que aumente)
Conclusões: Os professores vão escolher no início quais os alunos que vão ficar retidos, o que daqui a 3/4 anos vão ser ZERO!!! Esse o magnífico objectivo do governo, o melhorar a estatística, o de não haver reprovações no ensino obrigatório.
Já não bastava eles passarem todos a saber pouco, agora vão passar todos sem saber nada!
Os "adultos" são todos doutores e engenheiros, os miudos serão todos técnicos de coisa nenhuma.
Eventualmente as universidades (que recebem à cabeça) vão diminuir a exigência do acesso e todos poderão frequentar um curso que não dará acesso a nada.
Vamos de mal a pior! Cada vez mais os que procedem mal se dão bem e os parvinhos dos pobres que continuam a trabalhar honestamente vão-se afundando!
Dá vontade de mandar todos para o c#*$%&$

Patch Adams...

Pois é, devo confessar que nunca tinha visto o filme, apesar de ele já ser de 1998, nem nunca tinha ouvido falar de tal médico! Imperdoável! Quase! Afinal vi um desses dias em que repetiu (e ainda bem) pela 15ª vez no canal Hollywood. Uma personagem real como há poucas e que deveriam existir em abundância. Sim, porque para quem duvida o Senhor existe mesmo e a sua vida não é muito diferente da relatada no filme. Senhor de ideias próprias e pensamentos profundos. Tal e qual o filme narra, dono de um hospital de todos e para todos, onde médicos fazem fila para obter trabalho onde chegam a ganhar 100 vezes menos.Pena que não haja muita gente a pensar como ele.
E em Portugal provavelmente não há ninguém. Qualquer dia já nem os corredores dos hospitais chegam e teremos de ser assistidos na rua, isso é se tivermos dinheiro, porque pelo rumo que isto está a tomar daqui a uns anitos, ou clínicas privadas ou nada feito. Talvez nessa altura os condutores de ambulâncias já façam o mesmo trabalho dos médicos e assim ainda se poupam mais uns trocados...

Uma ventania...

Está tanto frio!!! Parece que o Inverno voltou... Lá se passou mais um fim de semana. Dormi, descansei e trabalhei... Este fim de semana foi demais!!! Dois fins de semana a acumular trabalho e deu nisto... As reuniões da Páscoa estão aí e notas ainda nem perto de estarem definidas!!! Preve-se de novo um fim de semana a corrigir trabalhos e a ponderar notas... Ora, são 8 turmas, 4 delas 8º (Área-Projecto - sem testes), 3 de 9º e 1 de CEF (programa e avaliação igual ao de 9º). Estas ultimas são as piores, mas a culpa é minha... Apresentações orais, nota dos colegas, questões e respostas... Tudo somado=muito trabalho! Trabalho demais para a fraca valorização do mesmo... Pelo menos os miudos gostam... espero!