theFirstChoice

It was not my First choice, this is the reason for the name. The Second choice was for fun, the First is for dreams, everything is made up, everything but the truth... As a story in my head... The beginning is today and the end, only She knows...

quinta-feira, janeiro 10, 2008

Gestão ou não gestão... E desculpem lá o desabafo...

Porque muda a gestão das escolas? Porque sim! (Santana Castilho)

E porque sim, é uma boa resposta neste caso, já que a realidade fala por si, continuo a achar que os professores não são mais respeitados porque não se respeitam a si próprios... E sim, é necessário alguém que não compactue com os lobbies existentes numa escola, mas claro que isso só vai ser possível se o director for isento, o que é impossível e para além disso, os senhores ministros eleitos pelo povo (lol, para quê escolhermos???) querem assim, apetece-lhes!

O ser humano é por natureza, um ser defeituoso, e parcial sempre para com aqueles que conhece, logo nunca vai ser possível em cargo algum uma isenção total. Temos de nos contentar com o menos do mal. Temos de nos contentar com políticos que nos roubam a olhos vistos, tendo como única preocupação a de escolher um que apesar de nos retirar o que deveria ser nosso, faz qualquer coisa que até é visível e util para a grande maioria de nós... O melhor dos piores...

Já numa escola, bora lá deixar o bando de delinquentes serem os melhores lá da escola, porque afinal não chumbam, não podem ser expulsos, e sim, um dia serão cidadãos respeitáveis, com a certeza do que é certo e do que é errado. Pena é que essa certeza esteja errada, e que as escolas estejam proibidas de educar uma criança, apenas podem ensiná-la e mesmo assim não muito, porque afinal a cultura é errada, porque eventualmente haveria alguns mais espertos que poderiam rebeliar-se... Mas acima de tudo o que interessa são os certificados, para não aparecermos mal na fotografia da estatística europeia.
O que deveriamos todos fazer, era estudar de modo a todos termos doutoramentos, mas só a fingir, comprávamos os certificados. E assim subíamos para o país com mais doutorados da Europa, e aí sim, o nosso maravilhoso governo pensaria que fez grande feito. Com cerca de 75% de doutores a ganhar 426€, com um aeroporto novo e um novo comboio de alta velocidade, (tão alta, que quase não pode haver paragens!) onde esses doutores podem gastar o seu enorme subsídio de férias em viagens longínquas. Aí sim! Seremos os Primeiros da Europa!